quarta-feira, 2 de abril de 2014

Perfumaria 101 - parte 1

Este é um pequeno guia sobre perfumaria, mas confesso que estou longe de ser uma expert sobre o assunto, pelo que basicamente vou aqui resumir o que fui aprendendo ao longo de muita pesquisa que fui fazendo sobre o tema. A intenção destes três posts é a de vos orientar, não tanto de educar, porque para isso eu teria de ser versada em perfumaria.
Acho que é um tema sobre o qual vale a pena ler, porque ajuda-nos a perceber quais as nossas tendências em termos olfactivos e permite-nos fazer logo uma triagem à imensidão de perfumes que sai todos os anos. 
Eu, por exemplo, já percebi que a combinação de notas florais e frutadas numa base de sândalo é meio caminho andado para gostar de um perfume, que não sou particularmente fã de perfumes orientais, que adoro a combinação de frutas frescas com notas marítimas para os perfumes de verão, que é-me difícil gostar de um perfume que tenha almíscar na sua base.

Fonte

Pirâmide

Este é um daqueles conceitos base que temos de compreender para perceber os perfumes, embora este seja um tipo clássico de apresentação que, actualmente, já não é tão utilizado na indústria da perfumaria, servindo mais como um guia informal do perfume, uma vez que as notas não estão individualizadas, mas sim conjugam-se para criar o perfume. Dito isto, existem três tipos de notas, que são habitualmente representadas sob forma de uma pirâmide.
Notas de saída/topo (no vértice da pirâmide): notas que são detectadas imediatamente após a aplicação do perfume e que se evaporam rapidamente.
Notas de corpo (no meio): o aroma que se revela após as notas de saída se dissiparem e que formam o coração da fragrância, revelando-se no espaço temporal compreendido entre 2 minutos a uma hora após a aplicação.
Notas de fundo/base (na base): as notas que trazem profundidade e solidez ao perfume e são geralmente utilizadas para ajudar a fixar e potenciar as outras notas. Formam o corpo do perfume juntamente com as anteriores e são geralmente mais fortes, requerendo alguma habituação. Geralmente só são notadas após pelo menos meia hora depois da aplicação.

O que nos leva ao conceito de acorde: uma combinação de dois ou mais materiais que resulta na essência da fragrância.



Famílias olfactivas

As famílias olfactivas permitem agrupar e dar uma noção do tipo de aroma do perfume, mesmo antes de ser sentido. Existem imensas subdivisões dentro de cada família, mas vou apenas abordar as principais. Podem consultar aqui a classificação dos perfumes TBS.
  • Oriental floral: notas suaves, de especiarias doces, flores e aldeídos
  • Oriental suave: incenso, flores, especiarias e âmbar
  • Oriental: misturas sensuais e habitualmente olfactivamente densas, que conjugam notas de resinas, flores opulentas, baunilha, almíscar, notas cítricas e/ou verdes ou frutadas
  • Oriental amadeirado: semelhante ao oriental floral, mas com ênfase nas notas amadeiradas
  • Amadeirado: fragrâncias dominadas por patchuli, cedro, pinheiro, vetiver e sândalo
  • Amadeirado com musgo: fragrâncias que lembram florestas, combinando musgo com âmbar e notas cítricas
  • Amadeirado seco: amadeirado, mas com a adição de tabaco, madeira queimada e couro, contrabalançadas por notas cítricas.
  • Aromático: notas sensuais e quentes de frutas cítricas, alfazema, especiarias e madeiras orientais
  • Cítrico: notas cítricas, efervescentes e adstringentes de frutos como o limão, bergamota, laranja ou lima ou de plantas que se assemelhem a estas como o capim-limão. Geralmente estão associados a almíscar e chá-verde, bem como a notas verdes, florais e amadeiradas
  • Água: assemelham-se à brisa do mar, são geralmente usadas para acentuar notas florais, orientais e amadeiradas
  • Verde: relembram o aroma de erva acabada de cortar e folhas de violeta
  • Frutado: bagas, frutas exóticas e frutas clássicas, geralmente associadas a notas florais
  • Floral: a família mais popular, tem um vasto repertório que pode ser representativo apenas de uma flor ou de um buquê inteiro
  • Floral suave: mistura de fragrâncias de flores com aldeídos, resultando numa suave fragrância floral à qual pode ser adicionado o aroma da baunilha

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